ter | 10 de dezembro de 2019

Declaração do eSocial foi tema de palestra

O SINDITEC recebeu na última quarta-feira profissionais de Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Segurança do Trabalho e Contabilidade para a palestra “Declaração do eSocial – Estratégia para transformar as ameaças da legislação de segurança e saúde ocupacional em oportunidades”, ministrada pelo Engenheiro Paulo Roberto de Oliveira.

O palestrante abordou temas como: documentos obrigatórios e laudos, ordens de serviço, cronograma do eSocial, tabelas, órgãos responsáveis pela verificação das informações cadastradas, multas por informações inconsistentes, Normas Regulamentadoras, a insalubridade e uma gestão capaz de reduzir de custos, fatores que compõem os impostos sobre a folha de pagamento e que abrangem a segurança e a saúde do funcionário, Seguro de Acidente de Trabalho, Fator Acidentário de Prevenção, entre outros.

Paulo destacou que o eSocial será um meio de homogeneizar o mercado em relação ao cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária, equiparando o custo operacional das empresas. “O eSocial vem para simplificar, proporcionar tempo para olharmos mais para as pessoas, para gerenciarmos mais as pessoas e não ficarmos atentos e focados em burocracia”, disse. “O eSocial não criou nenhuma lei, mas ele vai mudar a forma como nos comportamos em relação a essa lei”, enfatizou o palestrante.

“O tema abordado foi muito importante, haja vista que as empresas precisarão se adequar não somente no que se refere à tecnologia e a sistemas, mas nos processos que antecedem a demanda de informações ao sistema do eSocial. As equipes que envolvem RH, contadores, técnicos e engenheiros de segurança do trabalho, e as empresas de medicina ocupacional precisarão alinhar-se quanto à parte documental, no que tange a segurança do funcionário e da própria empresa”, enfatizou a Coordenadora do Departamento de RH, Natália Fiorini.

A palestra foi promovida pelos departamentos de Cursos e RH do SINDITEC em parceria com a empresa Ambientec Engenharia em Segurança e Saúde do Trabalho.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos.