ter | 10 de dezembro de 2019

Departamento de RH discutiu relacionamento com líderes e retorno a solicitações de funcionários

A reunião mensal do Departamento de RH abordou o relacionamento entre os líderes de departamento e os profissionais de Recursos Humanos das empresas, e também a postura do RH mediante as solicitações de reajuste salarial feitas pelos funcionários.

Sobre as tratativas entre líderes e RH, foi destacada a importância dos líderes no auxílio a tarefas que envolvem o gerenciamento de conflitos, agendamento de férias, acompanhamento do ponto eletrônico, entre outras responsabilidades relacionadas à equipe, que se forem assessoradas por eles proporcionam mais tempo para que os profissionais de RH desenvolvam estratégias e ferramentas de treinamento, e programas de qualidade de vida aos colaboradores. Em relação às solicitações de reajuste salarial, as integrantes do grupo informaram que buscam criar políticas de remuneração por meio de avaliações de desempenho, no entanto, tal prática deve ser condizente com o perfil da empresa. Em outros casos, foi mencionado que há profissionais de outros departamentos que ficam responsáveis por receber essas solicitações, ficando a cargo do RH apenas aplicar o reajuste, quando ele for concedido pela diretoria da empresa. Já em situações em que o aumento é solicitado diretamente aos proprietários, cabe ao RH intermediar a concessão ou não do reajuste. “Em todos os casos o feedback ao funcionário deve ser realizado de forma estruturada e embasada no orçamento da empresa”, destacou Natália Fiorini, Coordenadora do Departamento de RH do SINDITEC.

“Creio que, para alguns líderes, o papel do RH não é claro, por isso acredito que seria interessante que eles tivessem uma orientação sobre o que e como o profissional de RH pode auxiliá-lo”, destacou a Diretora do SINDITEC e do Departamento, Marize Borges Leitão de Carvalho.  “Uma opção é proporcionar treinamentos contínuos para que eles possam lidar com situações difíceis, principalmente as que precisam dizer não aos seus colaboradores”, finalizou.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos.