ter | 18 de junho de 2019

Departamento discute geração de energia solar

O Departamento de Assuntos Energéticos do SINDITEC promoveu uma reunião terça-feira (04/06) sobre a instalação de Usina Solar Fotovoltaica em Americana, com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Odair Dias, e dos gerentes da CPFL Soluções, Cassio Troiano e Gustavo Lima, responsável pelo projeto.

Eles apresentaram detalhes técnicos aos empresários a respeito dessa usina. A obra deve ser iniciada no próximo mês em um terreno na avenida São Jerônimo, no bairro São Jerônimo, com previsão de entrega para dezembro. Segundo a CPFL, o investimento é de R$ 4,6 milhões e terá capacidade para abastecer 740 residências por ano.

Esse é o primeiro projeto da CPFL de implantação de usina solar no Estado para fins comerciais. O setor começou a ser explorado em 2012 com a usina solar Tanquinhos, na cidade de Campinas.

A partir de dados de consumo de energia das empresas têxteis, a CPFL Soluções fará um estudo de viabilidade e apresentará sugestões para melhorar a questão energética, que representa um custo alto para as indústrias. O secretário Odair Dias ressaltou que os empresários têm total apoio do poder público nesse projeto de usina solar, que é um investimento que não traz prejuízo ao meio ambiente.

O coordenador do Departamento de Assuntos Energéticos, Marcos Fiorletta, agradeceu as explicações da Secretaria de Meio Ambiente e da CPFL. “Estamos iniciando os estudos a respeito do assunto e recebemos informações técnicas muito importantes. Vamos aguardar as análises que a CPFL fará para apresentarmos aos empresários”, comentou.

O presidente do SINDITEC, Dilézio Ciamarro, destacou que a geração de energia solar é limpa, uma tecnologia voltada para a sustentabilidade, que favorece o meio ambiente, além de ser uma geração de futuro para as empresas em relação à redução de custos, deixando-as mais competitivas.

Também participaram da reunião outros integrantes do Departamento, Léo Giuliani, Laerte Dell´Agnezze, Pedro Luís Pilotto, Itael Ulian, e o engenheiro João Braidotti, presidente do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).