ter | 10 de dezembro de 2019

Membros da Câmara Ambiental Têxtil se reuniram em Americana

O Presidente Dilézio Ciamarro e o Vice-Presidente Leonardo José de Sant’Ana participaram no dia 07 da reunião da Câmara Ambiental da Indústria Têxtil realizada na CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) de Americana.

Participaram do encontro o Presidente da Câmara e do Sinditêxtil SP, Luiz Pacheco, o Secretário Executivo da Câmara e Gerente da CETESB Americana, José Ferreira Assis, Antonio Salomão Junior, da CETESB Americana, Sylvio Napoli, da ABIT, Richard Hiroshi Ouno e Solange Miranda, da CETESB SP.

Foram discutidas as diretrizes da Câmara e dois temas iniciais – destinação do lodo têxtil e revisão do Guia Técnico Ambiental da Indústria Têxtil (P+L).
Ficou definida a criação de um mini projeto constando as características, o cronograma de ações e as empresas e técnicos que serão convidados a compor os Grupos de Trabalho de cada tema.
Os diretores do SINDITEC abordaram também a questão referente à recuperação do Ribeirão Quilombo, que contará com o empenho do SINDITEC junto às empresas da região e à CETESB Americana, e terá a participação de integrantes da Câmara Ambiental.

Dilézio destacou a preocupação com os produtos tóxicos que compõem os tecidos e roupas importadas, e que não há um trabalho de prevenção e fiscalização dessas peças que são consumidas pelos brasileiros. Leonardo informou que o trabalho piloto de coleta do efluente de uma das empresas da nossa região, que possui tratamento próprio, será iniciado em breve para análises qualitativas de cor verdadeira, e que está sendo estudada a melhor metodologia para a realização destas análises com um grupo maior de empresas, com objetivo de obter parâmetros para serem comparados aos resultados que serão auferidos das análises futuras do Ribeirão Quilombo.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos.