seg | 24 de fevereiro de 2020

SINDITEC e Odair Dias firmaram compromisso para Projeto sobre resíduos sólidos

O Presidente Dilézio Ciamarro foi recebido pelo Secretário de Meio Ambiente de Americana, Odair Dias, para apresentar a proposta do setor têxtil para a adequação do Projeto de Lei n.º 106/2018 que dispõe sobre a responsabilidade pela coleta, transporte e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos produzidos pelos grandes geradores.

Após uma pesquisa e reunião com os empresários do setor, Dilézio apresentou documento com a sugestão de alteração do limite do volume gerado, de 200 litros por dia, conforme previsto no PL, para 400 litros por dia. Além disso, foi proposta a inserção de um artigo indicando que os grandes geradores fiquem dispensados do pagamento das taxas de coleta de lixo constantes no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O Secretário ponderou as sugestões e propôs que se inicie com 400 litros por dia, e que, após três anos da publicação da Lei, seja feita a redução para 300 litros por dia, proporcionando mais tempo para que as empresas se adequem à nova realidade sem desconsiderar as questões relacionadas à sustentabilidade.

Após comum acordo, Dilézio e Odair assinaram um termo de compromisso com os números mencionados acima, e também com a informação de que as demais alterações do Projeto sejam feitas com a participação do SINDITEC.

“É importante deixar claro que a nossa administração está aberta ao diálogo. Nosso objetivo não é prejudicar as empresas do município, mas fazer valer as regras em prol do meio ambiente, de forma plausível” destacou o Secretário.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos.