ter | 29 de setembro de 2020

SINDITEC promoveu nova reunião com consultores da Comgás e empresários têxteis

O Departamento de Assuntos Energéticos do SINDITEC promoveu uma reunião entre empresários têxteis e representantes da Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) para compreender como se dá a formação de preços do gás natural encanado, e propor sugestões para uma política de preços adequada às empresas.

Além dos consultores da Companhia – Célia Teles, Gabriel Franco e Hudson Brito – o encontro contou com a participação do Economista da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Haroldo Silva.

Os consultores informaram que os reajustes das tarifas do gás são definidos pela ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), de acordo com a regulamentação vigente. Eles ressaltaram que o valor da tarifa é composto pelo custo de gás (atrelado às variações de câmbio e preço do petróleo), tributos e a margem da Concessionária (que sofre atualização anual de acordo com a variação do IGP-M). Além disso, destacaram a importância do setor têxtil, que tem importante representatividade no consumo do gás natural no estado de São Paulo.

“Esta reunião foi muito importante para entendermos como é composta a tarifa do gás natural encanado e, desta forma, sabermos exatamente como iremos pressionar os órgãos competentes no que se refere ao preço elevado e aumentos abusivos dos preços, pois a indústria não consegue repassar em seus produtos, o que a torna, nacionalmente, cada vez menos competitiva”, destacou o Presidente do SINDITEC, Dilézio Ciamarro.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos