ter | 29 de setembro de 2020

SINDITEC promoveu reunião sobre ações para o Ribeirão Quilombo

O Departamento de Meio Ambiente do SINDITEC promoveu uma reunião com representantes de indústrias têxteis que lançam o efluente no Ribeirão Quilombo.

O encontro contou ainda com a participação de consultores ambientais, e foi realizado com o intuito de informar as empresas sobre o Plano de Melhoria Ambiental, que envolve também a limpeza do Ribeirão Quilombo, proposto pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) de Americana.

O plano foi apresentado pelo Gerente da Companhia, José Ferreira Assis, durante uma reunião com diretores do SINDITEC, e Assis destacou a importância de orientar as empresas sobre a inclusão no sistema de automonitoramento, da medição de toxicidade e cor do efluente lançado no rio, para que, posteriormente um parâmetro seja definido a fim de promover a recuperação do Ribeirão Quilombo.

Leonardo José de Sant’Ana, Coordenador do Departamento, apresentou este propósito da CETESB aos participantes e reforçou a necessidade das empresas acompanharem todo o processo, para que sejam indicadas metas plausíveis. Ele informou também que esta análise da CETESB envolverá os municípios que margeiam o Ribeirão Quilombo.

Por fim, Leonardo informou que este tema será abordado pela Câmara Ambiental Têxtil de forma anexa, e convidou os interessados em participar do Grupo de Trabalho que será montado para discutir o assunto.

“Precisamos ter um diagnóstico claro do que realmente está poluindo o Ribeirão Quilombo, bem como definir metas atingíveis para a sua recuperação, assim poderemos trabalhar juntos: indústrias, municipalidades que despejam seus esgotos no Quilombo, CETESB e PCJ, para que num futuro próximo possamos recuperar este importante ribeirão para a nossa região”, ressaltou Leonardo.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos.