ter | 29 de setembro de 2020

SINDITEC sediou reunião sobre exportação

O SINDITEC sediou na última terça-feira a reunião promovida pela Italcam (Câmara Ítalo Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Americana.

Participaram da reunião, o Presidente do SINDITEC, Dilézio Ciamarro, a Secretária Geral da Italcam, Adriana Mira, o Subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Thiago Guimarães, o Presidente da Câmara de Americana, Alfredo Ondas e o Secretário do gabinete, Mario Vinhas, os representantes do CIESP Americana, Antonio Martins e Silvia Boaventura, e os representantes do setor têxtil, Ana Karina Dian Guilherme e Thiago Barijan.

O encontro teve como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pela Italcam no que diz respeito à internacionalização de produtos. A Secretária Adriana destacou que o mercado italiano procura empresas que fabriquem produtos de qualidade e excelência, que possam assumir um compromisso com a entrega da mercadoria negociada.

Dilézio comentou sobre a dificuldade que as empresas encontram para adentrar o mercado europeu. “Sabemos que é muito importante e estratégico para nossas empresas ter uma parte da produção destinada para exportação, não dependendo apenas do mercado nacional, no entanto, precisamos conhecer se somos competitivos no mercado exterior, quais são as adequações necessárias para esta negociação, as vantagens e os custos”, destacou.

O Subsecretário Thiago ressaltou a necessidade de realizar um mapeamento das indústrias e seus produtos a fim de se obter informações detalhadas do que Americana e região podem oferecer. Alfredo Ondas enfatizou o diferencial da nossa região, que mesmo tendo passado por tantas crises, se mantém como o maior polo têxtil do país, e alertou os empresários sobre esta oportunidade de abertura de mercado.

O próximo passo será a realização de uma pesquisa junto às empresas representadas pelo SINDITEC e pelo CIESP para verificar as que têm interesse em exportação. Em seguida, um diagnóstico de potencialidades e oportunidades será realizado para que então as empresas aptas sejam capacitadas para este processo de internacionalização.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos.