qua | 02 de dezembro de 2020

Campanha orienta sobre descarte correto de máscaras

Campanha lançada pela Câmara Ambiental da Indústria Têxtil está orientando a população sobre o descarte adequado de máscaras de uso não profissional. O Sinditec participou da elaboração e aprovação desse material.

Com a pandemia da Covid-19 as máscaras passaram a fazer parte obrigatória do cotidiano e se tornaram, inclusive, artigo adaptado ao vestuário das pessoas. Ao final da vida útil as máscaras passarão a compor o volume de lixo urbano, a ser disposto em aterros sanitários, já que não podem ser recicladas devido aos riscos à saúde pública.

Nesse sentido, o correto descarte das máscaras de uso não profissional é importante para evitar a contaminação de pessoas que eventualmente poderão entrar em contato com o artigo descartado. Do aspecto epidemiológico, cabe lembrar que o uso de máscaras deverá se prolongar por mais alguns meses.

O Grupo de Trabalho que colaborou na elaboração desse material é formado por representantes da Cetesb e de entidades do setor têxtil, como Sinditec, Sinditêxtil-SP, Abit, Ciesp, Senai, Fatec e outros. Do correto uso das máscaras depende a proteção ao coronavírus. A máscara protege os outros e a si próprio. Lembrando que o cuidado com outro é o prezar pelo coletivo, do qual cada um de nós faz parte.

O cartaz traz o passo a passo, de forma ilustrada, da maneira correta de se descartar as máscaras.

Orientações sobre o descarte correto de máscaras não profissionais