sáb | 31 de outubro de 2020

ETE Carioba: avançam discussões sobre o tratamento de efluentes

Em reunião com o prefeito de Americana, Omar Najar, o superintendente do DAE, Carlos César Gimezes Zappia, e a diretoria da Associação das Empresas Cotistas da ETE Carioba, realizada dia 21, na Prefeitura, avançaram as discussões sobre o tratamento de efluentes na cidade.

O plano atual em estudo de viabilidade envolve a reforma da ETE Carioba e reforma da estação de tratamento da empresa Vicunha. As reformas necessárias na ETE Carioba necessitam de um investimento estimado de R$ 13 milhões com a participação direta do DAE e as empresas cotistas.

De acordo com Zappia, o projeto é devolver à ETE Carioba as condições de operação, considerando que já tem licença para funcionar. O processo licitatório para contratação da empresa responsável pela reforma será aberto nos próximos dias.

O diretor do DAE disse que já recebeu resposta da consultoria técnica contratada, dando amparo legal ao órgão sobre a forma de contratação da ETE da Vicunha. Com a empresa, estão sendo tratados valores para o tratamento, questões administrativas e jurídicas. “Estamos fazendo os ajustes técnicos, inclusive junto à Cetesb, que fará as avaliações necessárias, mas o processo está bem adiantado”, comentou.

O prefeito ressaltou que está à disposição para atender as solicitações das empresas. Após definição do acordo com a Vicunha e a reforma da ETE Carioba, a proposta será formalizada junto ao Ministério Público. O presidente da Associação, Dilézio Ciamarro, avaliou a reunião como muito produtiva para esclarecimentos e atualização das informações sobre o tratamento do esgoto, na parte que envolve as indústrias e o município. “Estamos empenhados para que sejam cumpridos os prazos determinados pela Promotoria”, destacou.