sáb | 21 de maio de 2022

Novo programa de capacitação profissional começa a ser discutido

O Sinditec participou de reunião promovida pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social e Direitos Humano de Americana para a formatação de um novo programa municipal de capacitação profissional, que deve ser lançado em breve. O encontro aconteceu sexta-feira (29.04) na Prefeitura e também estiveram presentes instituições ligadas ao ensino e à economia local. O Sinditec foi representado pela assessora Camila Magri.

O programa está sendo desenvolvido para fechar o ciclo entre pessoas que buscam recolocação profissional, a disponibilidade de vagas no PAT (Posto de Apoio ao Trabalhador) e os cursos de capacitação ofertados em Americana. “Fizemos um estudo e identificamos que, entre as vagas não preenchidas do PAT, estão as que exigem experiência prévia na função e aquelas que exigem qualificação. Em Americana temos vagas de emprego e não estamos conseguindo preenchê-las. Por isso precisamos capacitar os profissionais”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.

A ideia inicial é utilizar o portal da pasta para a criação e divulgação de um calendário de cursos de capacitação, oferecidos de forma gratuita e/ou com bolsas de estudos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, pelas instituições de ensino e entidades parceiras do município, promovendo assim maior recolocação no mercado de trabalho.

Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, a Prefeitura possui centros de convivência e fortalecimento de vínculos onde os cursos podem ser ofertados em polos descentralizados, dentro de territórios mais vulneráveis. “Quando uma pessoa conclui o curso e começa a trabalhar e se sentir independente, ela melhora a dinâmica de todo o seu núcleo familiar”, explicou.