dom | 16 de fevereiro de 2020

Presidente pede apoio para o setor têxtil ao deputado Macris

Em reunião com o deputado federal Vanderlei Macris, realizada sexta-feira, o presidente do Sinditec, Leonardo Sant’Ana, reforçou pedido de apoio às lutas do setor têxtil. A ação mais recente do segmento é contra a redução do imposto de importação para produtos de vestuário de inverno solicitada pela Abvtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) ao governo federal. A reunião também contou com a presença do diretor do Sinditec Paulo Sérgio Correa Duarte e do consultor Adão de Moura Souza.

Macris é vice-presidente de Assuntos Internacionais da Frente Parlamentar Mista “José de Alencar” do Setor Têxtil e de Confecção no Congresso Nacional. “Estou integrado nessa luta como parceiro do setor têxtil”, comentou. O deputado esteve dia 20 com o presidente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), Fernando Pimentel, em São Paulo, discutindo sobre essa questão da redução da tarifa de importação. Se o pleito for atendido, será um grande gerador de prejuízos para o emprego e para a indústria têxtil de confecção do país.

Leonardo ressaltou a importância desse contato mais próximo com os parlamentares municipais, estaduais e federais para discussão de projetos e temas que envolvem o fortalecimento e competitividade da cadeia têxtil. “Agradeço ao deputado Vanderlei Macris pela disposição e atuação em favor do setor. Vamos trabalhar juntos em vários assuntos que precisam ser discutidos em relação às indústrias têxteis e ao setor produtivo”.

O diretor Paulo Duarte destacou que a solicitação da Abvtex é totalmente infundada, considerando a capacidade produtiva e competência da indústria nacional. “Somos um setor competitivo de grande concorrência e temos atendido a demanda nacional e internacional de forma permanente. Se for concedida essa redução do imposto de importação, afetará toda a cadeia têxtil. Por isso estamos buscando apoio contra esse movimento, que pode ser o primeiro de outros pedidos desta natureza”, completou.