ter | 20 de outubro de 2020

Setor têxtil discute prioridades com a secretária de Desenvolvimento Patrícia Ellen

Entidades representativas do segmento têxtil – Sinditec, Sinditêxtil-SP e Sindivestuário – estiveram hoje (22/09) em São Paulo em reunião com a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen. Discutiram as prioridades do setor, com a retomada das atividades econômicas, para melhoria da competitividade, inovações e tecnologia, proteção e criação de novos empregos. Entre os principais apelos ao governo é a manutenção dos benefícios do crédito outorgado do ICMS.

Participaram da reunião o presidente do Sinditec, Leonardo Sant’Ana, e o diretor Paulo Sérgio Correa Duarte, o presidente do Sinditêxtil-SP, Luiz Arthur Pacheco, o vice-presidente Daniel Mehler e o diretor de Relações Institucionais, Haroldo Silva, e o presidente do Sindivestuário, Antonio Trombeta.

A secretária também participou, em um segundo momento, de uma reunião virtual com representantes das entidades parceiras do APL (Arranjo Produtivo Local) Têxtil e de Confecção da região, como secretarias de Desenvolvimento Econômico, Associações Comerciais, Ciesp, Sebrae, Fidam, Fatec, Senai, Centro Universitário Salesiano, além do Sinditec, Sinditêxtil e Sindivestuário.

Os participantes destacaram a importância do setor têxtil e de confecção para a economia regional, além de ser um forte gerador de empregos. Na confecção, por exemplo, perto de 75% da mão-de-obra é feminina.

Americana e região continuam sendo o maior produtor de tecidos planos da América Latina e um dos maiores produtores de denin (jeans) do Brasil. A região concentra mais de 50% das tecelagens existentes no país. O presidente do Sinditec, Leonardo Sant’ Ana, ressaltou que o reconhecimento do APL vai fortalecer a região e a parceria com essas instituições é fundamental para o seu funcionamento e implantação de projetos.

A secretária Patrícia Ellen comentou que será finalizada a revisão de prioridades do setor, após o período mais crítico da pandemia do Covid-19, para definição dos pontos de atuação conjunta, as iniciativas a serem concretizadas e estabelecer um cronograma de atuação para os próximos 12 meses.

Algumas das prioridades a serem discutidas com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico são:

1. Simplificar os processos de pedido de regime especial
  2. Promover editais reembolsáveis e não-reembolsáveis para estímulo à inovação – em parceria com Universidades, agências de fomento e Centros de Pesquisa
  3. Criar ambientes, workshops e fóruns para o setor discutir PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) e possibilidades de desenvolvimento
  4. Firmar parceria entre os componentes dos Polos e o IPT para uso das soluções do instituto
  5. Criar novos programas para capacitação profissional, desenhados de acordo com a demanda do setor
  6. Promover a intensificação do combate à informalidade e a sonegação, com o fortalecimento de políticas públicas, visando o aumento da competitividade das empresas paulistas.