ter | 28 de setembro de 2021

Sinditec manifesta apoio ao projeto Retalho Fashion

Em reunião virtual realizada hoje (04/05) o presidente do Sinditec, Leonardo Sant’Ana, ficou conhecendo mais detalhes do projeto Retalho Fashion, que começa a ser discutido para implantação em Americana. O programa tem o intuito de trabalhar com o reaproveitamento de retalhos de tecidos de tecelagens e confecções para a criação de diversos outros produtos. Leonardo manifestou apoio ao projeto tanto por seus benefícios ambientais como socioeconômicos.

O programa foi apresentado pelo professor Francisco Giocondo César, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Piracicaba e pela professora Ieda Ieda Kanashiro Makiya, docente na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp-Limeira. Também participaram o vereador Silvio Dourado, autor da lei Inova Americana, e assessores, e o diretor adjunto da Secretaria de Planejamento, Vinícius Zapia Zerbetto.

O projeto envolve desde a coleta dos retalhos, a triagem, design e peças e portfólio de produtos, confecção e capacitação de mão de obra e a comercialização. O programa prevê o reaproveitamento dos resíduos sólidos das empresas, atendendo a legislação ambiental, qualificação de mão de obra para costureiras e geração de renda aos participantes.

“O Retalho Fashion é um projeto excelente, que vem ao encontro das propostas do Sinditec e do APL (Arranjo Produtivo Local) Têxtil e de Confecção da nossa região. A sociedade como um todo ganha com esse tipo de programa, além de grandes benefícios para o meio ambiente. É uma união de forças em torno de um projeto importante para a cidade”, comentou Leonardo.